Portaria CCB-001/800/2024 – AVCB e recarga de veículos elétricos
A Ascensão dos Veículos Elétricos e os Desafios da Segurança Contra Incêndio: Uma Introdução à Portaria CCB-001/800/2024
O mundo está em constante evolução, e com ele, os meios de transporte. A busca por alternativas mais sustentáveis e eficientes impulsionou o crescimento exponencial dos veículos elétricos, especialmente no Estado de São Paulo. No entanto, essa mudança tecnológica também traz consigo novos desafios, principalmente no quesito da segurança contra incêndio.
Incêndios em veículos elétricos, alimentados por baterias de íon de lítio, apresentam características distintas e complexas em comparação com os incêndios em veículos tradicionais. A combustão das baterias libera gases tóxicos, gera intenso calor e pode ser de difícil extinção, exigindo técnicas e equipamentos específicos.
Ciente desses riscos, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) tomou uma medida crucial para garantir a segurança da população e do patrimônio: a publicação da Portaria CCB-001/800/2024.
Este documento inovador estabelece um conjunto de medidas de segurança contra incêndio para ocupações com estações de recarga para veículos elétricos no Estado. As diretrizes visam minimizar os riscos de incêndio, facilitar o combate a eventuais sinistros e proteger a vida, a saúde e o patrimônio das pessoas.
A Portaria CCB-001/800/2024 representa um marco histórico na regulamentação da segurança contra incêndio em relação aos veículos elétricos. Sua implementação contribuirá para um futuro mais seguro e sustentável, assegurando a coexistência harmônica entre essa nova tecnologia e a proteção da vida humana.
Neste resumo completo, exploraremos a fundo as principais disposições da Portaria CCB-001/800/2024, contextualizando seus objetivos, medidas e impactos na sociedade.
Acompanhe-nos nesta jornada e descubra como o CBPMESP está liderando a vanguarda na proteção contra incêndio no contexto da eletromobilidade!
Portaria CCB-001/800/2024:
Objetivo:
Estabelecer medidas de segurança contra incêndio para ocupações com estações de recarga para veículos elétricos no Estado de São Paulo.
Contexto:
- A frota de veículos elétricos no Brasil vem crescendo rapidamente, especialmente no Estado de São Paulo.
- Incêndios em veículos elétricos são de difícil extinção e podem apresentar riscos adicionais à segurança das pessoas e do patrimônio.
- A legislação atual não oferece regras específicas para a instalação de estações de recarga para veículos elétricos em edificações.
Principais medidas:
- Instalação:
- As estações de recarga devem ser instaladas preferencialmente em áreas externas e descobertas.
- Em áreas internas, as estações de recarga devem ser protegidas por medidas como:
- Paredes corta-fogo;
- Sistemas de chuveiros automáticos;
- Ventilação mecânica.
- Segurança:
- Deve haver um ponto de desligamento manual da estação de recarga a cada 20-40 metros.
- As vagas de recarga devem ter extintores ABC a no máximo 15 metros de distância.
- Sinalização de emergência deve indicar a localização das estações de recarga e dos pontos de desligamento.
- Prazo para adequação:
- As medidas de segurança contra incêndio devem ser implementadas no prazo de 1 ano a partir da publicação da portaria.
- Projetos de segurança contra incêndio existentes devem ser atualizados para incluir as novas medidas.
- Considerações adicionais:
- A responsabilidade pela instalação e pelo cumprimento das medidas de segurança contra incêndio é do responsável técnico e da empresa instaladora.
- Em caso de incêndio, o proprietário e o responsável pelo uso da edificação também podem ser responsabilizados.
- A portaria não se aplica a vagas de estacionamento em áreas com múltiplas vagas.
Observações:
- Este resumo é apenas informativo e não substitui a leitura completa da portaria.
- Em caso de dúvidas, consulte o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Links úteis:
“`
Vejamos a Portaria nº CCB-001/800/2024 Ocupações com estações de recarga para veículos elétricos:
Introdução
O Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições conferidas pela Lei Complementar n.º 1.257, de 6 de janeiro de 2015, que instituiu o Código Estadual de Proteção Contra Incêndios e Emergências, resolve disponibilizar para consulta pública a minuta do Parecer de “Ocupações com estações de recarga para veículos elétricos” pelo prazo de 30 dias a contar da data de publicação desta portaria.
Consulta Pública
As sugestões deverão ser encaminhadas, no prazo supracitado, exclusivamente para o e-mail: [email protected].
Parecer Técnico nº CCB-001/800/24
Assunto: Ocupações com estações de recarga para veículos elétricos
Este Parecer Técnico foi desenvolvido a partir do trabalho da Comissão Especial, nomeada pelo Comando do Corpo de Bombeiros, que analisou as especificidades dos espaços destinados à recarga das baterias de veículos elétricos e sugeriu medidas de Segurança Contra Incêndio.
Exposição de Motivos
Diante do avanço tecnológico e da necessidade de instalação de bases para recarga de veículos elétricos, é urgente a implementação de regras padronizadas de segurança contra incêndios, especialmente considerando o potencial risco de ignição das baterias de íons de lítio.
Detalhamento Técnico das Medidas de Segurança
Os incêndios em veículos elétricos, caracterizados pela necessidade de grande quantidade de água para extinção e pela alta dissipação de gases tóxicos e calor, tornam essencial a detecção precoce e a resposta rápida. Estudos indicam que uma intervenção imediata é crucial para a eficácia na extinção desses incêndios.
Necessidade de Adaptação às Novas Tecnologias
Com a evolução das tecnologias de veículos elétricos, as legislações e normas de segurança devem ser constantemente atualizadas para assegurar a proteção adequada das edificações e seus usuários. É imperativo que as instalações de recarga sejam projetadas com sistemas de segurança atualizados e que sejam realizadas revisões regulares conforme novas tecnologias sejam introduzidas.
Recomendações para Instalação e Segurança
A segregação dos veículos elétricos, recomendações para o afastamento seguro das áreas de recarga e a importância de sistemas de detecção e extinção de incêndios especializados são destacados. Normas como a NFPA 855 são citadas para ressaltar práticas recomendadas na gestão de riscos em instalações com alta carga de baterias de íons de lítio.
Impacto Ambiental e de Saúde Pública
A necessidade de mitigar os riscos associados à toxicidade dos gases e à contaminação da água utilizada no combate a incêndios é discutida. As consequências de longo prazo para a saúde pública e para o meio ambiente devido à exposição a estes elementos são consideradas críticas, reforçando a urgência de desenvolver métodos alternativos e eficientes de combate a incêndios em veículos elétricos.
Legislação e Normatização Futura
A necessidade de um quadro legislativo abrangente que possa acomodar as mudanças rápidas no campo da tecnologia de veículos elétricos e segurança contra incêndios é enfatizada. A portaria insta os responsáveis técnicos e autoridades a colaborarem no desenvolvimento de normas que possam efetivamente endereçar os desafios emergentes associados a essas novas tecnologias.