Nossos Serviços
Emissão de Licença Ambiental, Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) ou Renovação da Licença de Operação (LO) Cetesb –
Licenciamento Ambiental de Postos Revendedores de combustíveis
Assessoria técnica para a elaboração e o acompanhamento do processo de licenciamento ambiental até emissão de Licença Prévia, de Instalação e de Operação. Emissão de licença ambiental CETESB LP LI LO para postos de gasolina em ;
Fornecemos os documentos necessários ao licenciamento ambiental.
Atendemos a normas exigidas pelos órgãos ambientais competentes, tais como CETESB, CONTRU e CONAMA.
Além de acatar as portarias do Inmetro Portaria nº 109, que é fundamentada na resolução 273 do CONAMA e normas da Associação de Normas Brasileiras Técnicas ABNT. Renovar a emissão de licença ambiental CETESB LP LI LO para postos de gasolina em
- Projeto de Instalação de Tanques e Bombas ( Sistema de Abastêcimento subterrâneo de Combustíveis – SASC)
- Projeto de Remoção de Tanques
- Projeto do Sistema de Drenagem Oleosa
- Projeto do Sistema de Monitoramento
- ART (Anotação de responsabilidade técnica) dos projetos ;
- Cronograma de obra SASC – CETESB;
- MCE – Memorial de Caracterização do Empreendimento;
- Memorial descritivo de instalações realizadas entre outros documentos que se fizerem necessários;
- Certidão de esgotamento sanitário SABESP;
- Cadastro Técnico Federal – CTF IBAMA;
- Gerenciamento de Áreas Contaminadas;
- Desativação de Tanques de Combustíveis;
PROJETOS TÉCNICOS
- Projeto de Instalação de Tanques e Bombas ( Sistema de Abastecimento Subterrâneo de Combustíveis – SASC) para Emissão de Licença Ambiental, Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) ou Renovação da Licença de Operação (LO) Cetesb – Postos de Combustíveis em
Nós elaboramos projetos técnicos com o dimensionamento dos equipamentos, segundo a legislação e normatização vigente, para instalação de tanques e bombas, formando assim o sistema de instalação de abastecimento subterrâneo de combustível (SASC), ou o sistema de abastecimento aéreo de combustível (SAAC).
Atendendo assim a demanda do mercado de postos revendedores de combustíveis, garagem de ônibus, industrias, oficinas, etc.
Este projeto deve contemplar todos os equipamentos a serem instalados, informando com precisão a descrição do tipo de equipamento, quais as suas características, dimensões, tipo de material e a sua normatização.
Deve contemplar a localização dos equipamentos, a norma de execução de instalação, tudo de forma clara e objetiva.
Os tanques devem ser fabricados de acordo com a NBR – 13785 – ABNT, este tanque deve possuir tecnologia de ponta nos tipos monitoráveis.
Equipamentos utilizados:
- Tanques de aço carbono revestido com fibra de vidro, dotado de sistema de monitoramento, conforme NBR 13785;
- Caixas de contenção para tanques e bombas (sump);
- Tubulação flexivel em PEAD e aço inoxidável;
- Válvula anti-transbordamento;
- Projeto de Remoção de Tanques para Emissão de Licença Ambiental, Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) ou Renovação da Licença de Operação (LO) Cetesb – Postos de Combustíveis em
Projeto de Remoção de Tanques, deve contemplar todos os fatores de risco a explosão e a adoção das Normas para tal atividade.
Os tanques do tipo de parede simples devem ser removidos quando atingem 15 anos, conforme resolução 273 do CONAMA, para isso elaboramos o projeto técnico com os procedimentos que devem ser adotados segundo as normas da ABNT, em se tratando de tanques que contêm combustível, os procedimentos devem ser executados com muito critério e rigor.
A remoção dos tanques deve ocorrer conforme a normatização exigida pela CETESB. O descarte dos mesmos deve ocorrer da forma correta, evitando a contaminação.
Os Postos Revendedores devem ter a destinação dos residuos corretamente em conformidade com a CETESB.
Cadri – Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental
MEMORIAIS DESCRITIVOS
- MCE – Memorial de Caracterização do Empreendimento para Emissão de Licença Ambiental, Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) ou Renovação da Licença de Operação (LO) Cetesb – Postos de Combustíveis em
- Memorial descritivo de instalações realizadas entre outros documentos que se fizerem necessários;
DESATIVAÇÃO DE TANQUES DE COMBUSTÍVEIS
- Plano de desativação de Posto de Combustível em com solicitação, perante da CETESB, da solicitação dos pareceres técnicos obrigatórios a mudança de uso do imóvel, ocupado por um posto de gasolina, em conformidade com a legislação pertinente.:
- Elaboração do Relatório de Desativação (após comprovação do pleno cumprimento do Plano de Desativação).
- Solicitação da Declaração de Encerramento da Atividade Licenciada emitida pela CETESB.
- O Plano de Desativação deverá apresentar, entre outra informações:
- 1) Caracterização das atividades a serem encerradas.
- 2) Localização em planta das atividades a serem encerradas;
- 3) Caracterização dos produtos, matérias primas e outros insumos a serem removidos,indicando o estado físico, as quantidades, a forma de acondicionamento e o destino a ser dado.
- 4) Caracterização dos resíduos, a indicação das quantidades, o acondicionamento atual e a indicação do tratamento ou destino a ser dado aos mesmos.
REMOÇÃO DE TANQUES DE COMBUSTÍVEIS
- Gerenciamento de áreas contaminadas de postos de combustíveis em com a remoção de tanques subterrâneos será procedido
- 1) Desgaseificação / Limpeza por hidrojateamento dos tanques; Leitura de níveis de explosividade; Coleta com caminhão hidrovácuo e Destinação dos resíduos gerados na limpeza dos tanques. Esta etapa não inclui a destinação dos resíduos existentes nos tanques.
- 2) Escavação; Remoção de tanques de combustíveis -subterrâneo.Para a remoção dos tanques deverá ser utilizado retroescavadeira + munck.
- 3) Preenchimento da cava com solo limpo ou restituição do piso.
- 4) Desmontagem das linhas e acessórios de ligação entre os tanques e a caixa de bombeamento. Coleta com caminhão Munck e Transporte dos tanques para local licenciado pela CETESB; Oxicorte e Destinação final dos equipamentos removidos (tanques, linhas e sumps).
- Projeto do Sistema de Drenagem Oleósa para Emissão de Licença Ambiental, Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) ou Renovação da Licença de Operação (LO) Cetesb – Postos de Combustíveis em
O sistema de drenagem oleósa visa a contenção de óleo, graxas e de que outros produtos oriundos da pista de abastecimento de veículos, lavagem de carros e trocas de óleo contaminem água.
O projeto deve proteger toda a área onde estes contaminantes são passíveis de ocausionar a contaminação do solo.
Todas as fontes potencialmente poluidoras, tais como, postos revendedores de combustíveis, oficinas mecânicas, trocas de óleo, lava-rápido, locais de abastecimeto de veículos, lava-peças, entre outros, devem conter os residuos remanescentes destas atividades que lidam com óleos, graxas e outros contaminantes, afim de que o mesmo não entre em contato com o solo, ou córregos, rios e lagos. Os projetos técnicos devem prever esta contenção.
Neste projeto os equipamentos utilizados são:
- Caixa SAO (Separadora de Água e Óleo);
- Caixa Pré Filtro;
- Caixa de coleta de Óleo;
- Canaletas de aço circundado todo o perímetro da área exposta;
- Projeto do Sistema de Monitoramento de vazamento para Emissão de Licença Ambiental, Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) ou Renovação da Licença de Operação (LO) Cetesb – Postos de Combustíveis em
O sistema de monitoramento deve verificar automaticamente o vazamento de qualquer quantidade de combustível, o projeto deve contemplar todos os pontos necessários para que o vazamento seja detectado com alarme, assim o posto revendedor pode tomar as devidas providências.
- “As Build” Projeto Executivo, como foi realizada a obra;
Este projeto tem a finalidade de confrontar e alterar o projeto inicial.
Cronograma
- Cronograma de obra SASC – CETESB para Emissão de Licença Ambiental, Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) ou Renovação da Licença de Operação (LO) Cetesb – Postos de Combustíveis em ;
Elaboramos o cronograma de implantação e desenvolvimento do sistema.
Este documento defini quais as atividades de execução de projeto devem ser realizadas informando o prazo de realização das adequações necessárias.
RESPONSABILIDADE TÉCNICA
- ART Anotação de responsabilidade técnica; Responsabilidade Técnica sobre a autoria dos projetos técnicos;
DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
- Certidão de esgotamento sanitário SABESP;
- Cadastro Técnico Federal (CTF) para Emissão de Licença Ambiental, Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) ou Renovação da Licença de Operação (LO) Cetesb – Postos de Combustíveis em O Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e/ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP) é o registro obrigatório de pessoas físicas e jurídicas que realizam atividades passíveis de controle ambiental.
- Consultoria e assessoria técnica para Postos de Gasolina, Garagem de Ônibus, Transportadoras, empresas a obterem o licenciamento junto a CETESB.
GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS
- Gerenciamento de áreas contaminadas de postos de combustíveis em contendo avaliação preliminar, que tem por objetivo identificar e /ou confirmar indícios, evidências e as condições ambientais do local quanto a potencial existência de passivo ambiental – contaminação da qualidade de solo e/ou água subterrânea, sem, no entanto, realizar amostragens específicas.O fluxo de atividades a serem desenvolvidas quando da execução de AP.As seguintes atividades deverão ser desenvolvidas nesta etapa:
- 1) Definição do histórico ambiental
- 2) Avaliação de uso e ocupação da área através de imagens e registros
- 3) Levantamento e análise de dados hidrogeológicos ambientais da área e entorno.
- 4) Coleta de registros públicos associados ao projeto.e) Coleta de informações não formais (entrevistas com funcionários).
- 5) Elaboração de modelo conceitual com a definição de Áreas Suspeitas e das substâncias químicas de interesse (SQI’s). Investigação confirmatória.
Nossos Serviços:
- Licença Prévia (LP);
- Licença de Instalação (LI);
- Licença de Operação (LO);
- Projeto de Instalação de Tanques e Bombas Sistema de Abastêcimento Subterrâneo de Combustíveis – SASC);
- Projeto de Remoção de Tanques;
- Projeto do Sistema de Drenagem Oleósa;
- Projeto do Sistema de Monitoramento
- Cronograma de obra – CETESB;
- MCE – Memorial de Caracterização do Empreendimento;
- Certidão de esgotamento sanitário SABESP;
Obtenha a sua Licença de Operação na Cetesb!
O que é licenciamento ambiental ?
Áreas contaminadas.
Preciso de projeto de remoção de tanques e bombas?
O que são tanques jaquetados?
O que é CETESB?
Remediação de Áreas contaminadas.
Preciso de Projetos de Instalação de Tanques e Bombas (SASC) ?
O que são equipamentos periféricos de tanque e de bomba?
Quem precisa de licenciamento ambiental junto a CETESB?
O que é SASC ?
Preciso de Projetos de Sistema de Drenagem Oleósa (SDO)?
O que são câmaras de contenção, ou “sump” de tanque e de bomba?
Nosso Trabalho
O foco do nosso trabalho é a adequação de obras civis aos aspectos ambientais de postos revendedores varejistas de derivados do petróleo e outras fontes potencialmente poluidoras, discutindo critérios construtivos, quanto às medidas corretivas e preventivas. Todo empreendimento passível de provocar contaminação no solo, ar e/ou da água deve ser adequado de forma a garantir a preservação do meio ambiente, seguindo desta forma os preceitos da lei.
Um empreendimento, possível fonte de poluição, deve solicitar ao órgão ambiental competente, ou a esferas governamentais de seu estado, e/ou município, a Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO). A emissão destas licenças fica condicionada a comprovação dos requisitos de execução de obra e documentação estabelecida em Leis, Resoluções, Portarias e Normas Técnicas Brasileiras.
Ao longo dos anos as técnicas construtivas, os equipamentos e a fiscalização dos postos revendedores se aperfeiçoaram culminando na deliberação da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) Nº 273/2000 de 29 de novembro de 2000 publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 8 de janeiro de 2001, em Brasília. Desde então, os Estados e Municípios regulamentam cada região analisando a melhor forma de exigir as prerrogativas desta Resolução (CONAMA, 2000).
O nosso trabalho tem enfoque no Estado de São Paulo, portanto as resoluções estaduais e municipais são aplicáveis a ele. Os demais Estados da União possuem seus próprios departamentos e conduzem os processos de forma similar e com o mesmo objetivo de preservar a vida e o meio ambiente.
Portanto, este assunto de adequação de obras civis aos aspectos ambientais de postos revendedores é de interesse da engenharia civil, área da engenharia com objetivo de tornar empreendimentos necessários ao desenvolvimento urbano de forma sustentável.