O que é CLCB?
Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros CLCB é um documento utilizado para comprovar a estabilidade e segurança dos edifícios em casos de incêndio, obtido após aprovação de projeto e vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo em edificações em até 750m² dependendo ainda do tipo do imóvel e do uso do mesmo.
A Ferrari Soluções em Engenharia realiza toda a assessoria técnica necessária para obtenção do Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) em São Paulo fornecemos os serviços com projetos de combate a incêndio, atestados laudos e ART (anotação de responsabilidade técnica) os nossos engenheiros são comprometidos com a segurança dos imóveis visando a proteção dos usuários e do patrimônio.
- Vistoria e relatório técnico indicando as não conformidades e/ou adequações necessárias;
- Cálculo da demanda de equipamentos de combate a incêndio;
- Avaliação da necessidade de equipamentos novos e/ou das condições de funcionamento dos existentes, tais como: extintores, sinalizações de rota de fuga, quadro elétrico, saídas e iluminação de emergência;
- Inspeção visual das instalações elétricas;
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), referente a implantação do sistema de combate a incêndio;
- Solicitação de vistoria para o local, junto ao Corpo de Bombeiros;
- Assessoria técnica até a obtenção da Licença do Corpo de Bombeiros;
Quem precisa do CLCB – Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros?
Todos os condomínios multifamiliares e empresas necessitam da licença do corpo de bombeiros.
Quanto custa o CLCB?
O valor do laudo clcb depende da área do imóvel, do tipo de uso, consequentemente também da quantidade de equipamentos e sistemas de combate a incêndio do imóvel isso impacta diretamente sobre quais laudos serão necessários e por consequência a variação deste valor, a Ferrari Soluções em Engenharia realiza diagnósticos afim de solucionar os casos com a melhor relação custo x benefício para os clientes.
Quanto custa um imóvel? com certeza muito dinheiro. Por isso devemos pensar na prevenção de manutenção do patrimônio com avaliação de engenheiro especializado em combate a incêndio para a obtenção do laudo clcb bombeiro SP.
Contrate um engenheiro especializado em combate a incêndio para obter o Laudo AVCB , CLCB, Licença de Corpo de Bombeiros!
Qual a responsabilidade do proprietário sobre CLCB em caso de incêndio?
Na hipótese de incêndios ou situações críticas, caso configurada a falta ou não renovação da Licença do Corpo de Bombeiros, pode o responsável pelo uso da edificação ser responsabilizado cível e criminalmente.
No primeiro caso, por exemplo, pode a seguradora eximir-se de pagar o prêmio do sinistro, tendo-se a presunção absoluta de falta de segurança por parte da empresa irregular.
Sob a esfera criminal, se qualquer funcionário ou consumidor sofrer lesões nas imediações de uma edificação não regularizada, a responsabilidade penal de seu responsável é configurada, mesmo que, por muitas vezes, a tarefa de regularização do imóvel através do AVCB, CLCB ou Licença do Corpo de Bombeiros em São Paulo, Alvará de Funcionamento ou AVS tenha sido delegada a um terceiro.
Entre em contato conosco e esclareça todas estas dúvidas gratuitamente!
Encontre os melhores preços para laudos AVCB ou CLCB em SP (11) 4102-1424 com projetos de combate a incêndio laudos art vistorias e assessoria técnica.
Benefícios em contratar a Ferrari Soluções em Engenharia:
Dúvidas frequentes
Em que casos não é obrigatório o A.V.C.B
I – residências exclusivamente unifamiliares;
Para o que serve o AVCB?
A obtenção do AVCB é imprescindível à regularização de qualquer tipo de empresa com sede física, sendo o meio pelo qual o Corpo de Bombeiros atesta aos órgãos públicos estatais e municipais a segurança do estabelecimento, e permite assim, a circulação regular de pessoas e bens dentro das edificações.
Dentro de uma noção prática e universal, possuir o AVCB é elemento fundamental para a obtenção de outros tipos de documentos importantes como o Alvará de Funcionamento e o AVS. Além disso, não somente o Corpo de Bombeiros e a PMSP têm legitimidade legal para exigi-lo, como também outros órgãos e instituições, tais quais a Delegacia Regional do Trabalho e a ANVISA.
Importante ressaltar que, num contexto mercadológico, os próprios clientes costumam requerer das empresas que se regularizem e obtenham o AVCB, como condição prévia para assinatura e renovação dos contratos estabelecidos.
E ainda, na hipótese de incêndios ou situações críticas, caso configurada a falta ou não renovação do AVCB, pode o responsável pelo uso da edificação ser responsabilizado cível e criminalmente.
No primeiro caso, por exemplo, pode a seguradora eximir-se de pagar o prêmio do sinistro, tendo-se a presunção absoluta de falta de segurança por parte da empresa irregular.
No âmbito criminal, se qualquer funcionário ou consumidor sofrer lesões nas imediações de uma edificação não regularizada, a responsabilidade penal de seu responsável é configurada, mesmo que, por muitas vezes, a tarefa de regularização do imóvel através do AVCB, Alvará de Funcionamento ou AVS tenha sido delegada a um terceiro.
Quer ampliar seu espaço? Nós te ajudamos.
Quanto custa o laudo AVCB?
O valor do avcb depende da área do imóvel, do tipo de uso, consequentemente também da quantidade de equipamentos e sistemas de combate a incêndio do imóvel.
Por quanto tempo o AVCB é válido?
A validade do AVCB varia de 1 a 5 anos, a depender de fatores como o risco da atividade e número de pessoas circulantes nas edificações. Após este período, o documento deve ser renovado, mediante nova aprovação dos elementos de segurança pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo.
Quais são as 3 tipos de licença do corpo de bombeiros, CLCB, AVCB (PTS) e AVCB PT?
A Licença do Corpo de Bombeiros é dividida em 3 tipos:
- CLCB:
- Descrição sigla: Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros
(CLCB): é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, após apresentação dos documentos comprobatórios, certificando que a edificação ou área de risco atende às exigências quanto às medidas de segurança contra incêndio. - O CLCB possui a mesma eficácia do AVCB para fins de comprovação de regularização da edificação perante outros ór-gãos.
- A edificação será classificada como CLCB quando atender aos seguintes requisitos:
- Possuir área construída menor ou igual a 750 m²;
- Possuir até três pavimentos;
- Não possuir subsolo ocupado como local de reunião de público (Grupo F), independente da área, bem como outra ocupação diversa de estacionamento com área superior a 50 m²;
- Ter lotação máxima de 250 (duzentas e cinquenta) pessoas, quando se tratar de local de reunião de público (Grupo F).
- Não manipular ou armazenar produtos perigosos à saúde humana;
- Outras definições nas normas técnicas;
- Descrição sigla: Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros
- AVCB PTS:
- Descrição Sigla: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), do tipo Projeto Técnico Simplificado (PTS): é o
documento emitido pelo Corpo de Bombeiros certificando que, no ato da vistoria técnica, a edificação ou área de risco atende às exigências quanto às medidas de segurança contra incêndio. - A edificação será classificada como Projeto Técnico Sim-plificado (PTS) quando atender aos seguintes requisitos:
- Possuir área construída menor ou igual a 750 m²;
- Possuir até três pavimentos;
- Não possuir subsolo ocupado como local de reunião de público (Grupo F), independente da área, bem como outra ocupação diversa de estacionamento com área superior a 50 m²;
- Ter lotação máxima de 250 (duzentas e cinquenta) pessoas, quando se tratar de local de reunião de público (Grupo F).
- Não manipular ou armazenar produtos perigosos à saúde humana;
- Outras definições nas normas técnicas;
- Descrição Sigla: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), do tipo Projeto Técnico Simplificado (PTS): é o
- AVCB PT:
- Descrição Sigla: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), do tipo Projeto Técnico (PT): é o
documento emitido pelo Corpo de Bombeiros certificando que, no ato da vistoria técnica, a edificação ou área de risco atende às exigências quanto às medidas de segurança contra incêndio. - Possuir área construída maior a 750 m²;
- Atende a todo tipo de imóvel e tipo de ocupação, residencial ou comercial.
- Descrição Sigla: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), do tipo Projeto Técnico (PT): é o
Treinamento de brigada de incêndio in company com certificado
Atestado de brigada de incêndio: documento que atesta que os ocupantes da edificação receberam treinamento teórico e prático. Oferecemos o treinamento para brigada de incêndio, que é contratado principalmente por companhias que desejam formar seus colaboradores a fim de prepará-los para situações de incêndio e emergências relacionadas. É cada vez mais recorrente as companhias, de diferentes portes, contratarem treinamento para brigada de incêndio. Isto porque tem ficado evidente que incêndio é um tipo de acidente que não se prevê, mas pode ter sua causa reduzida, bem como sua intensidade controlada, e às vezes até totalmente minimizada. Para isso, mais do que hábitos de segurança e cumprimentos de leis, como vistoria em edificações, possuir laudo de corpo de bombeiro é importante para estar preparado em situações de emergência.É aí, então, que entra o treinamento para brigada de incêndio
Extintor de água potável 10L 2:A
O Extintor de Água Pressurizada possui pressurização direta e agente extintor à base de água potável. Fabricado em aço carbono com acabamento em pintura vermelha eletrostática. Disponível nas versões: portátil e sobre rodas.Indicado para combater as classes de incêndio tipo A, ou seja em combustíveis sólidos como papel, madeira, tecidos.Agente extintor: entende-se por agentes extintores, certas substâncias químicas (sólidas, líquidas, gasosas ou outros materiais) que são utilizados na extinção de um incêndio, quer abafando, quer resfriando ou, ainda, acumulando esses dois processos o que, aliás, é o mais comum. Os principais agentes extintores são os seguintes: água; espuma; dióxido de carbono; pó químico seco; agentes halogenados e agentes umectantes. Incêndio classe A: incêndio envolvendo combustíveis sólidos comuns, como papel, madeira, pano, borracha. É caracterizado pelas cinzas e brasas que deixam como resíduos e por queimar em razão do seu volume
Extintor de pó quimico 4kg 20:BC
Os Extintores de Pó Químico Seco BC possuem pressurização direta com agente extintor à base de bicarbonato de sódio. Fabricado em aço carbono com acabamento em pintura vermelha eletrostática. Disponível nas versões: portátil e sobre rodas. Indicado para combater as classes de incêndio B (líquidos inflamáveis) e C (materiais elétricos). Agente extintor: entende-se por agentes extintores, certas substâncias químicas (sólidas, líquidas, gasosas ou outros materiais) que são utilizados na extinção de um incêndio, quer abafando, quer resfriando ou, ainda, acumulando esses dois processos o que, aliás, é o mais comum. Os principais agentes extintores são os seguintes: água; espuma; dióxido de carbono; pó químico seco; agentes halogenados e agentes umectantes. Incêndio classe B: aquele que acontece em líquidos ou em gases combustíveis. O líquido queima na superfície, os gases, em volume. Os mais frequentes são: gasolina, álcool, GLP e éter.
Extintores de CO2 6kg 5:BC
Os Extintores de CO2 possuem pressurização direta e agente extintor a base de dióxido de carbono. Produzido a partir de tubo de aço sem costura com acabamento em pintura vermelha eletrostática. Disponível nas versões: portátil e sobre rodas. Indicado para combater as classes de incêndio B (líquidos inflamáveis) e C (materiais elétricos energizados). É Ideal para extinguir incêndios em equipamentos energizados sem deixar resíduos após a utilização.Incêndio classe B: aquele que acontece em líquidos ou em gases combustíveis. O líquido queima na superfície, os gases, em volume. Os mais frequentes são: gasolina, álcool, GLP e éter. É caracterizado por não deixar resíduos e queimar apenas na superfície exposta e não em profundidade.4.383 Incêndio classe C: incêndio que acontece em material energizado, normalmente equipamento elétrico, onde a extinção deve ser realizada com agente não condutor de eletricidade.