Adequação de Postos de Gasolina CETESB LP LI LO

CETESB LP LI LO Postos de Gasolina em São Paulo

Postos de Gasolina em São Paulo

Características e Exigências Técnicas para Instalação dos Equipamentos Periféricos

 Sistema de Respiro

 A instalação do sistema de respiro do tanque é fundamental, pois para que o combustível entre no tanque é necessário que o ar acumulado no seu interior tenha uma forma de escape. O sistema de respiro deve liberar os vapores para cima com o objetivo de facilitar a dispersão. O trecho subterrâneo da tubulação de respiro deve ser realizado com tubulação não metálica.

CETESB LP LI LO Postos de Gasolina em São Paulo

De acordo com a (ABNT, 2009b), o trecho aéreo da tubulação de respiro deve ser metálico e com conexões de ferro maleável galvanizado. O ponto extremo da tubulação de respiro deve ficar no mínimo a 1,50 m de raio esférico de qualquer, edificação, inclusive a cobertura da área de abastecimento e a uma altura mínima de 3,70 m da pavimentação; também não pode ser posicionado abaixo da cobertura de abastecimento; quando definida em área livre deve ser sustentado por estrutura auto portante e protegido do tráfego de veículos

A válvula de esfera flutuante é utilizada como elemento de proteção da linha de respiro para evitar a infiltração de combustíveis em seu interior ilustrado na Figura 5.21.

Este dispositivo deve ser instalado na boca de visita em um dos pontos de acesso que não possuam tubo pescador, conforme esquema de instalação exposto na Figura 5.22.

Figura 5.24 – Terminal de Respiro

Fonte: ZEPPINI, (2009)

O terminal de respiro tem a função de impedir a entrada de água para o tanque Figura 5.23. Este dispositivo deve ser conectado na extremidade externa da tubulação de respiro, como demonstra Figura 5.24 impedindo a infiltração de água, insetos no interior do Tanque Subterrâneo.

Adequação de Postos de Combustíveis CETESB LP LI LO Postos de Gasolina em São Paulo

Assessoria técnica para a elaboração e o acompanhamento do processo de licenciamento ambiental até emissão das licenças:

  • Licença Prévia (LP);
  • Licença de Instalação (LI);
  • Licença de Operação (LO);

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação (CETESB)

Fornecemos os documentos necessários ao licenciamento ambiental como:

  • Projeto de Instalação de Tanques e Bombas ( Sistema de Abastecimento Subterrâneo de Combustíveis – SASC);
  • Projeto de Remoção de Tanques;
  • Projeto do Sistema de Drenagem Oleósa;
  • Projeto do Sistema de Monitoramento
  • ART-[Anotação de responsabilidade técnica] Responsabilidade Técnica sobre a autoria dos projetos ;
  • Cronograma de obra – CETESB;
  • MCE – Memorial de Caracterização do Empreendimento;
  • Memorial descritivo de instalações realizadas entre outros documentos que se fizerem necessários;
  • Certidão de esgotamento sanitário SABESP;

Licenciamento Cetesb:

Garagens de ônibus:

Elaboramos projetos e todos os documentos necessários para obtenção da Licença  Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação em São Paulo posto revendedores, Garagem de Ônibus, Transportadoras, Oficinas Mecânicas, Empresas junto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB

Postos de Combustíveis:

Licença CETESB para Postos de Combustíveis

Atendemos a normas exigidas pelos órgãos ambientais competentes, tais como CETESB, CONTRU e CONAMA. Fornecendo os documentos necessários ao licenciamento ambiental CETESB LP LI LO.

Oficinas:

Elaboramos projetos e todos os documentos necessários para obtenção da Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação em São Paulo, o licenciamento ambiental deve contemplar todos os aspectos do posto revendedor de combustível, incluindo lavagem, troca de óleo, oficinas, etc..

Nossos Serviços:

  • Licença Prévia (LP);
  • Licença de Instalação (LI);
  • Licença de Operação (LO);
  • Projeto de Instalação de Tanques e Bombas  Sistema de Abastecimento Subterrâneo de Combustíveis – SASC);
  • Projeto de Remoção de Tanques;
  • Projeto do Sistema de Drenagem Oleósa;
  • Projeto do Sistema de Monitoramento
  • Cronograma de obra – CETESB;
  • MCE – Memorial de Caracterização do Empreendimento;
  • Certidão de esgotamento sanitário SABESP;

PROJETOS TÉCNICOS

  • Projeto de Instalação de Tanques e Bombas ( Sistema de Abastecimento Subterrâneo de Combustíveis – SASC)

Nós elaboramos projetos técnicos com o dimensionamento dos equipamentos, segundo a legislação e normatização vigente, para instalação de tanques e bombas, formando assim o sistema de instalação de abastecimento subterrâneo de combustível (SASC), ou o sistema de abastecimento aéreo de combustível (SAAC).
Atendendo assim a demanda do mercado de postos revendedores de combustíveis, garagem de ônibus, industrias, oficinas, etc.

Este projeto deve contemplar todos os equipamentos a serem instalados, informando com precisão a descrição do tipo de equipamento, quais as suas características, dimensões, tipo de material e a sua normatização.

Deve contemplar a localização dos equipamentos, a norma de execução de instalação, tudo de forma clara e objetiva.

Os tanques devem ser fabricados de acordo com a NBR – 13785 – ABNT, este tanque deve possuir tecnologia de ponta nos tipos monitoráveis.

Equipamentos utilizados:

  • Tanques de aço carbono revestido com fibra de vidro, dotado de sistema de monitoramento, conforme NBR 13785;
  • Caixas de contenção para tanques e bombas (sump);
  • Tubulação flexivel em PEAD e aço inoxidável;
  • Válvula anti-transbordamento;
licença de operação para postos
  • Projeto de Remoção de Tanques

Projeto de Remoção de Tanques, deve contemplar todos os fatores de risco a explosão e a adoção das Normas para tal atividade.
Os tanques do tipo de parede simples devem ser removidos quando atingem 15 anos, conforme resolução 273 do CONAMA, para isso elaboramos o projeto técnico com os procedimentos que devem ser adotados segundo as normas da ABNT, em se tratando de tanques que contêm combustível, os procedimentos devem ser executados com muito critério e rigor.

A remoção dos tanques deve ocorrer conforme a normatização exigida pela CETESB. O descarte dos mesmos deve ocorrer da forma correta, evitando a contaminação.

Os Postos Revendedores devem ter a destinação dos residuos corretamente em conformidade com a CETESB.
Cadri – Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental

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MEMORIAIS DESCRITIVOS

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  • MCE – Memorial de Caracterização do Empreendimento;
  • Memorial descritivo de instalações realizadas entre outros documentos que se fizerem necessários;
  • Projeto do Sistema de Drenagem Oleósa;

O sistema de drenagem oleósa visa a contenção de óleo, graxas e de que outros produtos oriundos da pista de abastecimento de veículos, lavagem de carros e trocas de óleo contaminem água.

O projeto deve proteger toda a área onde estes contaminantes são passíveis de causionar a contaminação do solo.

Todas as fontes potencialmente poluidoras, tais como, postos revendedores de combustíveis, oficinas mecânicas, trocas de óleo, lava-rápido, locais de abastecimeto de veículos, lava-peças, entre outros, devem conter os residuos remanescentes destas atividades que lidam com óleos, graxas e outros contaminantes, afim de que o mesmo não entre em contato com o solo, ou córregos, rios e lagos. Os projetos técnicos devem prever esta contenção.

Neste projeto os equipamentos mas utilizados são:

  • Caixa SAO (Separadora de Água e Óleo);
  • Caixa Pré Filtro;
  • Caixa de coleta de Óleo;
  • Canaletas de aço circundado todo o perímetro da área exposta;
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  • Projeto do Sistema de Monitoramento de vazamento.

O sistema de monitoramento deve verificar automaticamente o vazamento de qualquer quantidade de combustível, o projeto deve contemplar todos os pontos necessários para que o vazamento seja detectado com alarme, assim o posto revendedor pode tomar as devidas providências.

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  • “As Built” Projeto Executivo, como foi realizada a obra;

Este projeto tem a finalidade de confrontar e alterar o projeto inicial.

CRONOGRAMA

  • Cronograma de obra SASC – CETESB;

Elaboramos o cronograma de implantação e desenvolvimento do sistema.

Este documento defini quais as atividades de execução de projeto devem ser realizadas informando o prazo de realização das adequações necessárias.

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RESPONSABILIDADE TÉCNICA

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  • ART Anotação de responsabilidade técnica; Responsabilidade Técnica sobre a autoria dos projetos técnicos;

Autor: Lucas Ferrari

Engenheiro Civil

Sou tecnólogo em edificações pela UNESP e Engenheiro Civil pela Universidade Anhembi Morumbi, formado desde 2006 atuo na área da construção civil desde 1999. Sempre atualizado profissionalmente atuo na área imobiliária elaborando projetos, acompanhando obras, elaborando análises de viabilidade técnica de empreendimentos

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